Steam Monopólio: Perspectivas dos Desenvolvedores e Alternativas Emergentes
Em uma pesquisa conduzida pelo Atomik Research em maio, 72% dos desenvolvedores de jogos para PC afirmaram que o Steam exerce um monopólio no mercado. A pesquisa, realizada com 306 executivos da indústria — 75% dos quais ocupam cargos de liderança em estúdios — revelou que 77% das empresas entrevistadas têm equipes com 50 ou mais colaboradores.
Impacto Financeiro do Steam Monopólio
Segundo os dados, o Steam responde por 75% da receita obtida pelas empresas nas plataformas digitais para PC. No entanto, a dependência excessiva desse ecossistema levou muitos desenvolvedores a buscar alternativas. A plataforma de distribuição Rokky, responsável pela pesquisa, alertou para os riscos de um mercado concentrado, destacando que pequenas e grandes estúdios precisam se diversificar para evitar vulnerabilidades econômicas.
Opções em Crescimento
Além do Steam, 48% dos entrevistados distribuem seus produtos na Epic Games Store, enquanto 10% selecionam o GOG e 8% optam pelo Itch.io. Grandes estúdios estão priorizando a Epic Games Store, enquanto desenvolvedores independentes tendem a explorar marketplaces como G2A, Kinguin, Fanatical e Humble Bundle. Essas plataformas oferecem vantagens como controle de precificação, suporte promocional e alcance global, segundo os executivos.
Potencial de Receita com Alternativas
O estudo apontou que 80% das empresas planejam adotar alternativas ao Steam nos próximos cinco anos. Além disso, 75% dos entrevistados preveem um aumento de pelo menos 10% nas receitas com essa estratégia. Vadim Andreev, CEO da Rokky, enfatizou: “A variedade é crucial para superar desafios complexos do mercado. Novas oportunidades surgem, mas exigem adaptação estratégica.”
Saiba Mais sobre o Contexto
Para aprofundar o conhecimento sobre o ecossistema de jogos, confira também:
