O acidente bondinho Lisboa chocou o mundo ao deixar 16 mortos e cerca de 20 feridos na tarde de quarta-feira, 3 de setembro. De acordo com as autoridades portuguesas, o rompimento de um cabo foi a causa principal do descarrilamento do icônico Elevador da Glória, um dos cartões-postais da capital lusa.
Investigadores confirmam rompimento do cabo
Em relatório divulgado no sábado, 6 de setembro, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) confirmou que o acidente bondinho Lisboa ocorreu após o rompimento do cabo que conectava os dois vagões. A falha estrutural foi identificada momentos antes do descarrilamento, quando o veículo descia em alta velocidade.
Após examinar os destroços no local, os peritos concluíram que o rompimento foi imediato e catastrófico. Além disso, o mecanismo de segurança automática não respondeu como esperado, mesmo com a atuação do guarda-freio.
Velocidade e falhas nos freios
O vagão trafegava a cerca de 60 km/h quando colidiu contra um prédio no bairro da Glória. Embora o guarda-freio tenha acionado os freios pneumáticos e o freio manual, o sistema automático não funcionou corretamente — uma falha ainda em investigação.
Além disso, os responsáveis pela apuração destacaram que o cabo rompido tinha apenas 337 dias de uso, bem aquém dos 600 dias previstos para sua vida útil. Esse dado levanta suspeitas sobre a qualidade do material ou falhas no processo de manutenção.
Consequências do acidente
O acidente bondinho Lisboa foi uma das maiores tragédias da história recente do país. Segundo a polícia, as vítimas fatais incluíram cinco portugueses, três britânicos, dois sul-coreanos, dois canadenses, além de um americano, um ucraniano, um suíço e um francês.
- 16 mortos
- Cerca de 20 feridos
- 6 internados em UTI
- 3 com ferimentos leves
Ainda não está claro quantas vítimas estavam dentro do vagão — que comporta até 40 passageiros — e quantas estavam na rua no momento do impacto. As equipes de resgate trabalharam intensamente para socorrer os sobreviventes e identificar os corpos.
Declarações oficiais e próximos passos
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, classificou o incidente como “uma das maiores tragédias do nosso passado recente”. O governo português prometeu uma investigação completa e transparente sobre o ocorrido.
Os investigadores ressaltaram que ainda não chegaram a conclusões definitivas. No entanto, um relatório preliminar completo será publicado em até 45 dias, com mais detalhes sobre as causas do acidente bondinho Lisboa e possíveis responsabilidades.
Enquanto isso, a população e o turismo em Lisboa estão impactados. O Elevador da Glória, um símbolo histórico da cidade, foi interditado imediatamente após o acidente e passará por uma ampla vistoria técnica.