O Elevador da Glória, um dos cartões-postais mais icônicos de Lisboa, foi palco de uma tragédia na tarde desta quarta-feira (3). Segundo informações das autoridades portuguesas, o número de mortos após o descarrilamento do bondinho subiu para 17, com mais de 20 pessoas feridas.
O que aconteceu com o Elevador da Glória?
O acidente ocorreu por volta das 18h05, horário local (14h05 em Brasília), quando o bondinho descarrilou enquanto descia em direção à Praça dos Restauradores. O veículo, também conhecido como “elétrico” em Portugal, bateu contra um prédio e tombou. Segundo a Polícia Judiciária de Lisboa, 15 pessoas morreram no local e outras 23 ficaram feridas.
Portanto, ao longo da manhã desta quinta-feira, duas das vítimas que estavam em estado grave não resistiram aos ferimentos, elevando o número de óbitos para 17. Atualmente, 21 pessoas seguem internadas, sendo três em estado grave. O governo português declarou luto nacional em homenagem às vítimas.
Investigação e causas do acidente
As causas do acidente ainda estão sob investigação. No entanto, segundo a imprensa local, o rompimento do cabo que conecta os dois bondinhos da linha é uma das hipóteses mais levadas em consideração. Além disso, especialistas também apontam a possibilidade de falha nas travas do veículo.
A Carris, empresa responsável pela operação do Elevador da Glória, informou que todas as manutenções estavam em dia e abriu um inquérito interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. Enquanto isso, a Polícia Judiciária e o Ministério Público conduzem investigações independentes.
Há brasileiros entre as vítimas?
A Embaixada do Brasil em Portugal confirmou que, até o momento, não há relatos de cidadãos brasileiros entre os mortos ou feridos. Embora as autoridades portuguesas tenham confirmado a presença de estrangeiros a bordo, elas ainda não divulgaram detalhes sobre as nacionalidades das vítimas.
Como funciona o sistema do Elevador da Glória?
O Elevador da Glória é operado por dois bondinhos que conectam a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. O sistema funciona com trilhos e um cabo que une os dois veículos, operando no conceito de contrapeso: o peso do bondinho que desce ajuda o outro a subir.
Além disso, os bondinhos possuem motores elétricos auxiliares. Cada unidade comporta até 42 passageiros. A linha, que opera desde 1885, é percorrida por cerca de três milhões de pessoas ao ano e alcança uma altura de mais de 40 metros em seu trajeto de aproximadamente três minutos.
Suspensão de outros bondinhos
Após o acidente, a Câmara Municipal de Lisboa determinou a suspensão temporária de outros três sistemas de transporte similares: os elevadores da Bica e do Lavra, e o Funicular da Graça. Todos passam por inspeções preventivas. Contudo, os demais bondinhos da cidade, incluindo o famoso elétrico 28, seguem operando normalmente.
História e importância turística
Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória é parte da identidade histórica e turística de Lisboa. Ele conecta o centro da cidade ao charmoso Bairro Alto, famoso pela vida noturna e pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara, ponto turístico com uma das melhores vistas da capital.
Apesar da tragédia, o Elevador da Glória permanece como um dos símbolos da cidade. A expectativa é que, após as investigações, novas medidas de segurança sejam implementadas para garantir a integridade dos passageiros.