A Pressão da EA para Adotar IA em Todos os Níveis
Na última semana, a Electronic Arts (EA) enfrentou críticas de mais de 15 mil funcionários, que relataram estar sob pressão para integrar a inteligência artificial na indústria de jogos em todas as etapas do trabalho, desde o desenvolvimento de códigos até a criação de arte conceitual e guias para lideranças. A medida, anunciada em entrevista ao Business Insider, visa aumentar a eficiência, mas gerou confusão e preocupações sobre qualidade e segurança no emprego.
Desafios Técnicos e Temores Compartilhados
Ao adotar IA para codificação, a EA identificou erros críticos que exigem correções manuais, afetando prazos e resultados. Além disso, funcionários temem que seus dados sejam usados para treinar sistemas que podem substituí-los no futuro. Artistas e designers de níveis, por exemplo, se questionam se a tecnologia reduzirá oportunidades na indústria.
IA Impacta Todas as Fases do Desenvolvimento
Até mesmo os testes de qualidade foram afetados. Um ex-funcionário da Respawn revelou que sua equipe foi demitida no 2º trimestre de 2025 após a EA implementar IA para analisar feedbacks de jogadores. Essa mudança exige adaptação rápida e aumenta a pressão sobre a equipe técnica.
A Indústria Não Está Estática
Outras empresas, como a Krafton, também estão investindo na inteligência artificial na indústria de jogos. Diretores renomados, como Hideo Kojima e Masahiro Sakurai, defendem a eficiência proporcionada pela tecnologia, mas alertam que o equilíbrio entre inovação e preservação de empregos é crucial.
Contexto Político e Financeiro
Essa pressão ocorre em um período conturbado para a EA, marcado por sua recente venda a um fundo da Arábia Saudita, incluindo figuras como o genro de Donald Trump. A dualidade entre modernização e estabilidade cultural preocupa a equipe, que se pergunta como as mudanças impactarão projetos iniciais e a criatividade dos estúdios.
Atuais prioridades da EA incluem jogos esportivos, franquias licenciadas e simulações, mas há medo de que títulos como Dragon Age e Mass Effect sejam subordinados a decisões corporativas.
