Inteligência Artificial na Indústria de Jogos: Como a EA Está Forçando Seus Funcionários a Adotá-la

A EA está exigindo uso de IA em todos os processos, gerando preocupações entre 15 mil funcionários sobre eficiência e segurança no emprego.

A Pressão da EA para Adotar IA em Todos os Níveis

Na última semana, a Electronic Arts (EA) enfrentou críticas de mais de 15 mil funcionários, que relataram estar sob pressão para integrar a inteligência artificial na indústria de jogos em todas as etapas do trabalho, desde o desenvolvimento de códigos até a criação de arte conceitual e guias para lideranças. A medida, anunciada em entrevista ao Business Insider, visa aumentar a eficiência, mas gerou confusão e preocupações sobre qualidade e segurança no emprego.

Desafios Técnicos e Temores Compartilhados

Ao adotar IA para codificação, a EA identificou erros críticos que exigem correções manuais, afetando prazos e resultados. Além disso, funcionários temem que seus dados sejam usados para treinar sistemas que podem substituí-los no futuro. Artistas e designers de níveis, por exemplo, se questionam se a tecnologia reduzirá oportunidades na indústria.



IA Impacta Todas as Fases do Desenvolvimento

Até mesmo os testes de qualidade foram afetados. Um ex-funcionário da Respawn revelou que sua equipe foi demitida no 2º trimestre de 2025 após a EA implementar IA para analisar feedbacks de jogadores. Essa mudança exige adaptação rápida e aumenta a pressão sobre a equipe técnica.

A Indústria Não Está Estática

Outras empresas, como a Krafton, também estão investindo na inteligência artificial na indústria de jogos. Diretores renomados, como Hideo Kojima e Masahiro Sakurai, defendem a eficiência proporcionada pela tecnologia, mas alertam que o equilíbrio entre inovação e preservação de empregos é crucial.

Contexto Político e Financeiro

Essa pressão ocorre em um período conturbado para a EA, marcado por sua recente venda a um fundo da Arábia Saudita, incluindo figuras como o genro de Donald Trump. A dualidade entre modernização e estabilidade cultural preocupa a equipe, que se pergunta como as mudanças impactarão projetos iniciais e a criatividade dos estúdios.



Atuais prioridades da EA incluem jogos esportivos, franquias licenciadas e simulações, mas há medo de que títulos como Dragon Age e Mass Effect sejam subordinados a decisões corporativas.