O ZSNES emulador, lançado em 1997, revolucionou a experiência de jogos retrô ao permitir que jogos do Super Nintendo fossem executados em PCs modernos. Seu criador, o programador “zsKnight”, revelou em entrevista ao canal Zophar que a paixão por otimização e programação em assembly deu origem ao projeto.
Apaixonado por otimização
zsKnight começou a aprender assembly aos 16 anos e logo se encantou com a busca por desempenho máximo. “Queria que tudo rodasse o mais rápido possível”, afirmou. Além disso, ele evitou linguagens como C++, priorizando código assembly para garantir eficiência.
Técnicas inovadoras
No ZSNES emulador, não há uma linha de código em C++ — tudo foi otimizado em assembly. No entanto, esse caminho técnico exigiu grandes esforços, especialmente considerando que a maioria dos desenvolvedores usava C++.
Desafios técnicos
Antes do ZSNES emulador, zsKnight criou o Super Pasofami, porém com grandes limitações: apenas 10 FPS e ausência de áudio. O problema estava na conversão de operações do Super Nintendo para CPUs de PCs, que tinham frequências muito inferiores.
Legado e resposta da Nintendo
Apesar da resistência da Nintendo a emuladores, o ZSNES emulador permanece popular. Diante disso, a empresa lançou o SNES Classic Mini e ofereceu jogos clássicos no Nintendo Switch Online.
Comparação com outros emuladores
Na década de 1990, dois emuladores dominavam: o Nesticle e o ZSNES emulador, este último destacando-se pela velocidade.
Conclusão
O ZSNES emulador não apenas preservou jogos clássicos, mas também inspirou novos projetos. Sua história é um exemplo de como paixão e técnica podem unir-se para criar obras duradouras.
 
				